Vendas de aço no país sobe 12,7% em Janeiro

By 21 de fevereiro de 2018Notícias

O consumo aparente de produtos siderúrgicos atingiu a marca e 1,6 milhão de toneladas no Brasil no Brasil em janeiro, de acordo com o instituto Aço Brasil. O índice citado reúne informações sobre os produtos nacionais e importados. Considerando o mesmo período do ano passado, a alta chegou a 12,7%.

De acordo com os dados da entidade, as vendas internas chegaram a 1,42 milhão de toneladas, 14,2% a mais em comparação anual. O maior crescimento veio no segmento de laminados longos, com uma alta de 17,3%, para 563 mil toneladas. Em aço plano, o crescimento foi de 12%, para 828 mil toneladas. No mesmo período, as importações chegaram a um crescimento de 3,8% para 217 mil toneladas.

Tratando-se de vendas externas da empresa, o volume total foi 1,17 milhão de toneladas, ou um crescimento de 13,9% em comparação com o mesmo período. Mesmo com o avanço anual, o mercado internacional fica com uma fatia correspondente a 45%, seguindo a tendência das siderúrgicas de vender seus produtos no Brasil, por causa da margem de lucro que é consideravelmente maior. No auge da crise econômica, as exportações chegaram a ultrapassar 50% deste mesmo mix.

O Instituto Aço Brasil também revelou dados que mostram que a produção de aço bruto foi de 2,87 milhões de toneladas em janeiro, 1,3% acima do mesmo período em 2017. Em janeiro, foram fabricadas ainda 1,89 milhão de toneladas de laminados, um crescimento de 6,3%.

Fonte: Jornal Valor Econômico