MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

AEB: Exportação de minério de ferro do Brasil vai superar receita da soja em 2021

AEB Exportacao de minerio de ferro do Brasil vai superar receita da soja em 2021

A exportação de minério de ferro do Brasil deve totalizar uma receita com aumento em cerca de 60%, alcançando 41,25 bilhões de dólares, segundo informações divulgadas pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB. 

Com esses indicadores, já é possível afirmar que a commodity mineral vai desbancar os resultados da soja e assumir a liderança do ranking de geração de divisas do país depois de seis anos.

Minério de Ferro: aumento histórico

A alta do minério de ferro em 2021 acontece no mesmo período em que a soja pode alcançar volumes exportados recordes também, com os preços em crescente disparada. Até encerrar este ano, o Brasil deve apresentar superávit comercial histórico de todos os seus produtos, com quase 80 bilhões de dólares. Esses números indicam uma superação da marca registrada em 2017: 67 bilhões de dólares.

A demanda da China influenciou de maneira positiva nos resultados, após o aumento nos preços do minério de ferro. O presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro, explicou que somente o preço do minério de ferro foi alterado, o que significa que ainda pode haver mudanças no volume mais adiante.

Previsões da AEB

Anteriormente ao relatório divulgado pela AEB, as estimativas indicavam que as exportações de minério de ferro alcançariam 35,7 bilhões de dólares com aumento de preço em 42%. No ano de 2020, os indicadores foram de 26 bilhões de dólares somados para o Brasil com exportações do minério de ferro.

Brasil: potência mundial em embarques de minério de ferro

O país é considerado um dos maiores exportadores de minério de ferro no mundo. No mês de abril, o Brasil comercializou a commodity pelo valor médio de 129,8 dólares por tonelada. Em comparação, o mesmo período de 2020 registrou 67,6 dólares por tonelada.

De acordo com as previsões da AEB, a soja e o minério de ferro seriam responsáveis por mais de 30% dos embarques totais do Brasil, alcançando 253, 6 bilhões de dólares.

Parceria de confiança para projetos na Indústria do Brasil: conheça os tubos de aço da Tubos Oliveira

A Tubos Oliveira atua com excelência desde 1987 com soluções em tubos de aço carbono para acelerar projetos em todo o território nacional. Nosso compromisso é garantir uma parceria de confiança, acompanhando a evolução do setor de mineração no Brasil.

Nossos tubos de aço são desenvolvidos com alta qualidade, resistência e confiabilidade, sendo considerados um excelente diferencial para o seu negócio. Com atendimento personalizado e entrega agilizada, a Tubos Oliveira é referência na distribuição para diversas regiões do país.
Se a sua empresa está precisando de uma parceria de confiança, fale hoje mesmo com a Tubos Oliveira. Pensou em tubos de aço? Pensou em Tubos Oliveira.

logo

Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.

PRODUTOS

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO