MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Como é o processo de galvanização dos tubos de aço?

Como é o processo de galvanização dos tubos de aço?

O aço tem ampla utilização quando se trata da produção de peças metálicas, como os tubos, que são bastante usados em construções e indústrias. Contudo, esse é um material que pode se desgastar com o tempo e a sua corrosão tem a capacidade de gerar diversos prejuízos econômicos e ambientais. Para garantir a durabilidade dos tubos de aço, então, existe um processo chamado galvanização. O tubo de aço galvanizado tem uma fabricação que segue rígidos padrões de segurança, para que possam ser utilizados com eficiência em diversos setores e atestar a qualidade em suas aplicações.
 
 

Vantagens da galvanização de tubos de aço

Os tubos de aço galvanizados são bastante versáteis, sendo encontrados em quase todos os tipos de indústrias sob variadas aplicações. Essa versatilidade, inclusive, é uma de suas vantagens, pois eles são adaptáveis à cada fase da produção industrial. A galvanização de tubos ainda tem um excelente custo-benefício, o que é outro fator de extrema importância que torna vantajoso o processo. Além disso, evita que materiais sejam descartados, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
  

Mas, sem dúvidas, um dos principais benefícios desse processo é garantir a resistência e durabilidade do material. Os tubos de aço galvanizados costumam ter vida útil superior a 20 anos, podendo ser utilizados por esse período com segurança e sem qualquer problema de corrosão ou desgaste. Dessa forma, o processo também confere ao material a possibilidade de reciclagem, permitindo o reaproveitamento dos tubos das mais variadas formas.
 
 

Métodos de galvanização

Existem alguns procedimentos que são utilizados para a fabricação de tubos de aço galvanizados, porém os principais métodos são:
 
 

Principais aplicações do tubo galvanizado

Galvanização por imersão a quente

Neste método, os tubos de aço ou outras peças metálicas passam por um processo para eliminar quaisquer resíduos de lubrificantes ou marcações, antes de ser imersa em ácido sulfúrico ou clorídrico, a fim de evitar ferrugens e remover os óxidos. Para tirar os óxidos formados na decapagem pode ser utilizado cloreto de amônio ou de zinco.

Somente depois dessas três etapas, o tubo recebe um banho de zinco, sendo mergulhado em zinco fundido a aproximadamente 450 graus, permanecendo imerso até reagir com o ferro e ficar metalurgicamente ligado a ele. Por último, o material é colocado em água para retirar o excesso de zinco e resfriar. Esse processo é recomendado para a condução de fluidos e gases em geral.
 
 

Galvanização em banho eletrolítico à frio

Também chamado de galvanoplastia de zinco, esse método consiste no processo de fabricação por meio de choque eletrostático. Ou seja, os íons de zinco são ligados a um polo positivo de um circuito elétrico e levados a revestir um tubo ligado em um polo negativo. Dessa forma, o zinco se fixa na parte externa do tubo de aço, protegendo a peça.
 
 

Principais aplicações do tubo galvanizado

Os tubos de aço galvanizados são ideais para diversos projetos industriais e de engenharia, podendo ser utilizados para a condução de fluídos, instalação de postes públicos e outros. Algumas aplicações possíveis para os tubos galvanizados são:

 
 

Indústrias químicas e petroquímicas

Este é um setor em que os tubos de aço galvanizados são bastante utilizados. Isso porque possuem resistência à corrosão, ou seja, são garantia de segurança para a passagem de fluídos em seu interior. Além disso, apresentam baixa rugosidade, evitando que se formem incrustações.

Os tubos galvanizados podem ser usados para o processamento, transporte e manipulação de substâncias químicas.

Usinas de açúcar e álcool

Também por contas da propriedades anticorrosivas, mesmo com o transporte de fluídos agressivos, o segmento sucroalcooleiro fazem uma ampla utilização dos tubos de aço galvanizados para a passagem de grânulos e líquidos.

Outros pontos positivos e vantajosos são a facilidade de higienização e eficiência da troca térmica dos tubos galvanizados.
 
 

Conte com a Tubos Oliveira

Desde 1987 produzindo tubos de aço em vários formatos e tipos, a Tubos Oliveira é referência no país e trabalha também com galvanização e aço carbono. Saiba mais sobre nós e entre em contato. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada por uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo!

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO