MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Exportações de sucata ferrosa crescem 86% no primeiro trimestre do ano

Exportações de sucata ferrosa crescem

As exportações de sucata ferrosa, insumo usado na composição de aço pelas usinas siderúrgicas, voltaram a crescer em março deste ano, atingindo 50.217 toneladas, alta de 56% em relação a fevereiro (32.191 toneladas) e de 126% comparadas ao mesmo mês do ano passado.

Exportação de sucata ferrosa em 2022

No acumulado do primeiro trimestre, as exportações chegaram a 120.612 toneladas, ante 64.883 toneladas nos primeiros três meses de 2021, um aumento de 86%, conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex.

Segundo o presidente do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), Clineu Alvarenga, o conflito na Ucrânia continua a afetar os preços da sucata metálica no mercado internacional. “A alta também nos preços do insumo chegou ao Brasil em abril”, afirma Alvarenga. Ele acrescenta que os recicladores brasileiros só exportam o excedente não consumido no mercado interno.

Alta nos custos

Segundo uma fonte ouvida pela S&P Global Platts, agência americana especializada em fornecer preços-referência e benchmarks para os mercados de commodities, com a alta dos custos, principalmente dos combustíveis, os recicladores vêm negociando a sucata metálica por preços mais elevados em abril.

Os preços do ferro gusa e do minério de ferro deram grande salto em função da guerra, com a paralisação de usinas, e o reflexo ocorreu também na sucata metálica.

Inesfa vai representar toda a reciclagem

O Inesfa irá realizar um seminário para formalizar a entidade como representante de todos os setores da reciclagem, incluindo ferro e aço, vidro, papel, alumínio e plástico, um total de mais de 5 milhões de pessoas que vivem dessa atividade no país. O Inesfa vai representar e será o porta-voz dos recicladores em todo o país.

“Os recicladores sempre tiveram um papel essencial no Brasil, ao lado dos catadores (os chamados ‘carrinheiros’) na preservação e defesa do meio ambiente e na economia circular. Mas, apesar disso, ainda são pouco reconhecidos e estimulados, principalmente pelos três poderes do país, Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirma Clineu Alvarenga.

Para novos projetos, compre tubos de aço com a Tubos Oliveira

A Tubos Oliveira é referência no mercado brasileiro desde 1987 por meio do fornecimento de peças tubulares em todas as regiões do país. Atendemos prazos de projetos de empresas de vários segmentos da indústria.

O atendimento personalizado e o suporte técnico especializado são os grandes diferenciais da Tubos Oliveira, que possibilita muito mais confiabilidade, qualidade e segurança para seu negócio. Nossos tubos de aço carbono são fabricados de acordo com normas nacionais e internacionais de qualificação.Para conhecer nosso catálogo completo de tubos de aço, entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento com o melhor custo-benefício. Pensou em tubos de aço, pensou Tubos Oliveira!

logo

Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.

PRODUTOS

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO