MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

FGV: Índice de Confiança da Indústria tem aumento de 1,8 ponto em dezembro e alcança o maior nível em dez anos

FGV: Índice de Confiança da

O Índice de Confiança na Indústria (ICI) registrou em dezembro o aumento de 1,8 ponto e atingiu 114,9 pontos, o maior nível desde maio de 2010, quando o ICI fechou o ano em 116,1.

O relatório foi divulgado no final do mês de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Segundo a economista da FGV Ibre, Renata de Mello Franco, o ICI encerrou 2020 com um desempenho surpreendente depois de ter sofrido uma queda drástica em abril do ano passado.

Recuperação na confiança industrial brasileira

Impulsionada pelo consumo de bens intermediários, a recuperação da confiança na indústria indica que o setor mantém um cenário favorável, com nítida aceleração da demanda mesmo diante de uma conjuntura de estoques em nível considerado baixo.

O aumento do Índice de Confiança na Indústria foi detectado em 12 dos 19 segmentos do setor industrial pesquisados pela FGV no mês de dezembro. Deste total, o relatório identificou que 17 segmentos ficaram acima do nível registrado em fevereiro, período anterior aos primeiros casos de covid-19 registrados no Brasil.

Indicadores de estoque e demanda do setor

Outros indicadores foram divulgados pelo relatório do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Segundo o levantamento, o indicador do nível de estoques alcançou novo recorde de 129,3 pontos após o aumento de 3,1.

Neste cenário, uma parcela de empresas que consideram os estoques insuficientes teve uma queda de 15,7% para 14,6%. Porém, as empresas que consideram os estoques excessivos também sofreram uma queda no índice, passando de 8% para 6,5%.

Já os indicadores de demanda tiveram melhora de 3 pontos no levantamento, chegando ao nível de 115,9 pontos, avaliado como o maior patamar desde setembro de 2008. Nesse estudo, o índice foi diretamente influenciado pela procura de bens intermediários e bens de consumo não duráveis.

Setor industrial otimista

Os estudos da FGV registraram otimismo dos empresários com o ambiente de negócios para os próximos seis meses, além de identificar o aumento também na parcela de empresas que projetam melhora nas atividades em diversos segmentos da indústria.

Diante de um cenário de aceleração e otimismo no setor, os relatórios avaliam um aumento significativo para a produção industrial no Brasil.

Soluções de tubos de aço: entre em contato com a Tubos Oliveira!

Para garantir que sua empresa tenha todas as necessidades atendidas, conheça as soluções de tubos de aço carbono diversificados da Tubos Oliveira.

Com distribuição desde 1987, a Tubos Oliveira é referência em qualidade e rapidez para abastecer empresas de diversos segmentos. Nosso compromisso é entregar soluções de tubos de aço com qualidade comprovada e certificada.

Entre em contato e fale com a Tubos Oliveira!

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO