MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Mineração e Agronegócio lideram investimentos e puxam outros setores

Mineração e Agronegócio lideram investimentos e puxam outros setores

Alguns setores da economia são considerados primários, como é o caso da mineração e do agronegócio. No entanto, são esses segmentos que têm ganhado força em meio à crise econômica durante a pandemia de covid-19.

Mineração: influência positiva no Produto Interno Bruto

O panorama do cenário econômico tem sido impulsionado pelo câmbio favorável, além do aumento na demanda por commodities, principalmente nos países que se recuperam dos problemas provocados pela covid, como a China. Segundo especialistas, os setores de mineração e agronegócio aumentaram sua influência no Produto Interno Bruto (PIB).

Os fatores que comprovam a liderança dos dois segmentos podem ser observados nos indicadores de alta em exportações, pagamento de impostos, balanços financeiros das empresas dos dois segmentos e na atração de investimentos.

Tecnologia no Campo e na Mineração

De acordo com análises previamente realizadas pelos especialistas da área, atualmente as atividades realizadas no campo e nas minas possuem muito mais tecnologia do que anos atrás, o que acaba influenciando no aumento de valor agregado aos dois setores. 

Com a nova realidade tecnológica, a Mineração e o Agronegócio acabam produzindo muito mais e, consequentemente, proporcionam benefícios econômicos para outras áreas.

Segundo o economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Rafael Cagnin, as novas tecnologias ampliam os impactos econômicos da mineração e do agronegócio. “É cada vez mais tênue a linha entre o setor primário e os setores da indústria e serviços”.

Indicadores do PIB

O pesquisador do Ibre/FGV, Cláudio Considera, é também responsável pelo Monitor do PIB. Segundo informações divulgadas pelo especialista, o peso da agropecuária na economia alcançou 12,6% no primeiro trimestre de 2021. No mesmo período em 2016, por exemplo, os indicadores mostravam o peso de 6,8% do agro na economia. 

Os dados da participação da mineração na economia mostram uma evolução de 0,9% para 3,5% do PIB neste mesmo cenário de comparação. 

Arrecadação do setor de Mineração em 2021

No primeiro trimestre deste ano, os impostos decorrentes da mineração aumentaram 101%. O percentual é um indicativo relevante de aceleração do setor para a economia brasileira após a crescente de 36% em 2020.

José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), tem previsões otimistas para a mineração brasileira. Segundo afirmou, o minério de ferro deve voltar ao topo da pauta de exportações do Brasil ainda este ano, retomando o patamar perdido para a soja no ano de 2015.

Crescimento na Indústria do Aço: conte com as soluções da Tubos Oliveira

A Tubos Oliveira é referência na fabricação e distribuição de tubos de aço carbono, atuando com excelência desde 1987 com o compromisso de incentivar o crescimento do setor de mineração no Brasil. Com isso, desenvolvemos tubos de aço carbono com alta qualidade e confiabilidade para atender demandas de projetos em todo o território nacional.

Além dos nossos tubos de aço, a Tubos Oliveira oferece um atendimento personalizado e entrega agilizada dentro do prazo que o seu negócio precisa. Entre em contato conosco e faça hoje mesmo o seu orçamento. 

logo

Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.

PRODUTOS

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO