MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Norma ASTM A500

ASTM A500 é uma especificação padrão publicada pela ASTM para tubos estruturais de aço carbono sem costura soldados a frio em formas redondas, quadradas e retangulares. É comumente especificado nos EUA para seções estruturais ocas, mas o mais rígido CSA G40.21 é o preferido no Canadá. Outro padrão relacionado é o ASTM A501, que é uma versão quente deste A500.
 
Muito importante, a norma ASTM A500 é aplicável a tubos redondos, quadrados e entre outros, com uso estrutural. Seu uso é mais do que essencial para diversos nichos que usam os tubos de aço estruturais, sem contar que essa certificação é essencial para garantir a qualidade e resistência dos tubos.
 
Comprar tubos que seguem essa e outras normas reguladoras torna o projeto mais seguro e menos propenso a riscos.
 
NORMA ASTM A 500ASTM: American Society for Testing and Materials é um órgão americano que desenvolve e publica normas técnicas para vasta gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. A Norma ASTM A 500 estabelece os requisitos para encomenda, fabricação e fornecimento de tubos de aço carbono, com solda longitudinal (com costura) ou sem solda longitudinal (sem costura)de seção circular, quadrada ou retangular, destinados a aplicação em estruturas soldadas, parafusadas,rebitadas, construção de pontes, edifícios e fins estruturais em geral.Os tubos podem ser produzidos através do processo de laminação para os tubos sem costura e para os tubos soldados pode ser através do processo de soldagem por resistência elétrica com alta frequência.Os tubos produzidos e comercializados segundo esta Norma devem atender os requisitos de composição química de carbono, manganês, fósforo, enxofre e cobre ( Cobre quando solicitado ).A Norma estabelece as seguintes propriedades mecânicas para os quatro diferentes graus de aço:
 

Para Tubos Redondos
Grau A Grau B Grau C Grau D
LR (Mpa) mín 310 400 425 400
LE (Mpa) Mín 230 290 315 250
A (%) Mín 25 23 21 23


 

Para Tubos Quadrado e Retangular
Grau A Grau B Grau C Grau D
LR (Mpa) mín 310 400 425 400
LE (Mpa) Mín 270 315 345 250
A (%) Mín 25 23 21 23

 
Importante citar que todo material fornecido no Grau D deve ser tratado termicamente a uma temperatura de 590° C mínimo.A composição química para os diferentes graus de aço também é requisito de Norma.Toda produção deve ser inspecionada de tal forma que garanta a conformidade com os requisitos especificados na Norma. Para detalhes dos demais requisitos desta importante Norma de tubos de aço carbono, consulte a Tubos Oliveira

Solicite um orçamento

Preencha o formulário abaixo e receba um orçamento no seu e-mail

PREENCHER FORMULÁRIO

Tubos atendidos pela norma

Os tubos de aço são elementos fundamentais para construções e estão presentes em nosso cotidiano sem notarmos. Nós da Tubos Oliveira, oferecemos uma linha completa de tubos de aço em vários tamanhos, e de acordo com as normas necessárias. Além disso nossos tubos contam com um rigoroso padrão de qualidade. Veja abaixo alguns modelos de tubos de aço em destaque:

Faça o Download do nosso catálogo

Preencha os dados e receba nosso catálogo em seu e-mail.

Comprar Tubos de Aço com a norma ASTM A500

ASTM A500 para tubos de aço é um padrão internacional que regula a produção e entrega de tubos de aço carbono, garantindo sua segurança e desempenho. Os tubos ASTM A500 têm certas características específicas, como a produção de solda (costura) e são formados a frio. Este tipo de tubo é usado para estruturas metálicas que podem ser soldadas, parafusadas ou rebitadas. Eles podem ser entregues em seções redondas, quadradas ou retangulares. Os tubos de acordo com ASTM A500 podem ser das classes A, B ou C, que diferem em sua composição química, propriedades mecânicas e tratamento térmico. Padrão semelhante: NBR 8261.
 
ASTM A500 define quatro tipos de aço carbono com base principalmente na resistência do material. Esse é um padrão estabelecido pela ASTM International, uma organização voluntária que desenvolve padrões que estabelecem padrões técnicos para materiais, produtos, sistemas e serviços.
 
Sobre a densidade: como outros aços de carbono, A500 e A501 aços têm uma gravidade específica de aproximadamente 7,85, e, por conseguinte, uma densidade de cerca de 7850 kg / m 3 (0,284 libras por polegada cúbica).
 
Normas Complementares

A norma ASTM A 500 é uma das mais comuns na indústria de tubos de aço carbono, e é usada para trazer mais confiabilidade e certificação de qualidade para os tubos de aço.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO