MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Norma DIN: o que é e para que serve?

Norma DIN: o que é e para que serve?

As normas técnicas nacionais e internacionais servem para padronizar a fabricação e distribuição de diversos produtos e equipamentos industriais, tais como os tubos de aço carbono. O objetivo disso é garantir a qualidade e segurança dos produtos, que precisam atender às exigências destas especificações.

A Norma DIN, por exemplo, é utilizada para fazer uma padronização do processo de afixação de elementos empregados na união de peças ou conjuntos, como porcas, parafusos e arruelas. Contudo, essas normas também podem ser utilizadas em outros materiais, como a fabricação de automóveis, brinquedos, ferramentas e tubos de aço.

O que é a Norma DIN?

DIN é a abreviação de “Deutsches Institut für Normung”, que significa Instituto Alemão para Normatização. É uma organização da Alemanha sem fins lucrativos que oferece serviços de padronização.

Atualmente, a norma DIN é uma referência no mundo inteiro quando se trata de segurança e padronização. Bem presente na rotina das indústrias, é uma das mais utilizadas em todo o mundo. Sua origem data de 1918, na Alemanha e pode-se dizer que é equivalente às normas brasileiras. Dessa forma, quando não há uma normatização específica da ABNT, é possível seguir uma norma DIN como modelo.

Quais os benefícios da norma DIN?

O principal benefício da norma DIN, assim como das outras normas técnicas existentes, é a padronização na fabricação de produtos e equipamentos utilizados no setor industrial. Os padrões técnicos desta norma são uma garantia de qualidade, o que reflete de forma direta na segurança do consumidor final.

Ou seja, o padrão de qualidade é assegurado pela norma DIN, de forma a:

  • reduzir a quantidade cada vez maior de produtos e procedimentos diferentes;
  • oferecer meios confiáveis para os fabricantes passarem informações aos clientes;
  • e eliminar barreiras técnicas, deixando mais fácil o intercâmbio comercial.

Normas DIN para tubos de aço

As normas DIN que padronizam e asseguram a qualidade dos tubos de aço são:

  • DIN 2391: os tubos DIN 2391 são indicados para situações que precisam de precisão, baixa densidade e condições específicas de propriedades mecânicas e de superfície;
  • DIN 2393: os tubos de aço que seguem essa norma são fornecidos nos graus A (sem exigências ou certificados de inspeção), B (com exigências e testes específicos) e C (outros tipos de aço);
  • DIN 2394: esses tubos são circular, com costura e possuem boa precisão dimensional. Muito utilizados na indústria moveleira, de bicicletas e auto-peças;
  • DIN 2440: os tubos fabricados seguindo a norma DIN 2440 são recomendados para o transporte de fluidos não-corrosivos;
  • DIN 2458: os tubos de aço DIN 2458 são fabricados na seção circular e com costura, podendo ser utilizados em aquecedores, superaquecedores, condutores de gases e evaporadores.

Segurança em primeiro lugar

O uso adequado de produtos, processos e equipamentos que sigam as normas técnicas indicadas, como a norma DIN, é essencial para as indústrias, a fim de evitar colocar em risco o fabricante, funcionários e até mesmo os consumidores.

Conte com a Tubos Oliveira

Desde 1987 produzindo tubos de aço em vários formatos e tipos, a Tubos Oliveira é referência no país e trabalha também com galvanização e aço carbono. Saiba mais sobre nós e entre em contato. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada por uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo!

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO