MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Normas DIN: o que são e para que servem?

norma din o que e e para que serve

As normas técnicas nacionais e internacionais servem para padronizar a fabricação e distribuição de diversos produtos e equipamentos industriais, tais como os tubos de aço carbono. O objetivo disso é garantir a qualidade e segurança dos produtos, que precisam atender às exigências destas especificações.

As normas DIN, por exemplo, foram muito utilizadas no mercado de tubos de aço, entretanto estão obsoletas desde a formação da União Europeia em 1992, quando então foram criadas as Euro Normas (EN). Alguns exemplos destas normas são: EN 10.305 -1, e EN 10.305 -2.

Qual a origem das Normas DIN?

DIN é a abreviação de “Deutsches Institut für Normung”, que significa Instituto Alemão para normatização. Era então uma organização da Alemanha sem fins lucrativos que oferecia serviços de padronização.

As normas DIN foram referência no mundo inteiro quando se tratava de segurança e padronização. Eram presentes nas rotinas das indústrias, e eram as mais utilizadas em todo o mundo. Sua origem data de 1918, na Alemanha e pode-se dizer que serviram de referência para criação de diversas normas brasileiras.

Quais os benefícios das normas DIN?

O principal benefício de se usar a norma DIN, assim como das outras normas técnicas, foi a padronização na fabricação de produtos e equipamentos utilizados no setor industrial. Os padrões técnicos desta norma serviam como garantia de qualidade, o que refletia de forma direta na segurança do consumidor final.

Ou seja, o padrão de qualidade assegurado pelas normas DIN, de forma a:

  • reduzir a quantidade cada vez maior de produtos e procedimentos diferentes;
  • oferecer meios confiáveis para os fabricantes passarem informações aos clientes;
  • e eliminar barreiras técnicas, deixando mais fácil o intercâmbio comercial.

Normas DIN para tubos de aço

As normas DIN que padronizaram e asseguraram a qualidade dos tubos de aço foram:

  • DIN 2391: os tubos DIN 2391 para situações que precisam de precisão, condições específicas de propriedades mecânicas e de superfície;
  • DIN 2393: os tubos de aço que seguiam essa norma eram fornecidos eram os tubos com costura, trefilados a frio.
  • DIN 2394: para tubo circular, com costura e boa precisão dimensional. Muito utilizado na indústria moveleira, de bicicletas e autopeças;
  • DIN 2440: os tubos fabricados seguindo a norma DIN 2440 eram recomendados para o transporte de fluidos não-corrosivos;
  • DIN 2458: os tubos de aço DIN 2458 eram fabricados na seção circular e com costura, sendo assim, utilizados em aquecedores, super aquecedores, condutores de gases e evaporadores.

Segurança em primeiro lugar

O uso adequado de produtos, processos e equipamentos que sigam as normas técnicas indicadas, é essencial para as indústrias, a fim de evitar colocar em risco o fabricante, funcionários e consumidores.

Conte com a Tubos Oliveira

Desde 1987 produzindo tubos de aço em vários formatos e tipos, a Tubos Oliveira é referência no país e trabalha também com galvanização e aço carbono. Saiba mais sobre nós e entre em contato. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada por uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo!

logo

Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.

PRODUTOS

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO