MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

O que é preciso saber sobre os tubos de aço?

Tubos de Aço Carbono | Tubos Oliveira

Os tubos de aço são resistentes, eficientes e versáteis, sendo um dos materiais industriais mais importantes a nível mundial. Assim, são amplamente utilizados para a fabricação de diversas estruturas, pois se adequam facilmente a qualquer projeto. Ou seja, sua aplicação varia, podendo ser utilizado com diferentes funções nos mais variados setores.

Conheça mais sobre os tubos de aço!

Confira 5 informações importantes sobre os tubos de aço para entender um pouco mais sobre como eles podem atender às necessidades de diferentes projetos:

O que são os tubos de aço carbono?

Os tubos de aço carbono são bastante úteis para diversos projetos que precisem de projetos confeccionados com matérias-primas que não sejam corrosivas. Isso porque eles garantem a segurança e durabilidade maior do material e, portanto, podem ser aplicados em vários casos. É possível encontrá-los em diversas formas para diferentes aplicações.

Olhe ao seu redor e, sem dúvidas, você encontrará algum objeto que, durante a sua fabricação, foram utilizados tubos de aço carbono. Este é um dos produtos mais utilizados no setor industrial, pois apresentam diversas vantagens, como alta resistência mecânica. Além disso, esses tubos suportam grandes quantidades de peso sem danificar ou deformar a sua estrutura. Também são bem leves, o que facilita seu transporte.

Diferenças entre tubos de aço com costura e tubos de aço sem costura

Durante a fabricação, os tubos de aço passam por diferentes processos, permitindo que eles tenham diferentes funções e aplicações. Os tubos de aço sem costura, por exemplo, são fabricados através de cilindros de aço que são perfurados após ficarem ocos e não passam por soldagem. Eles são aplicados em projetos que exigem maior precisão, como caldeiras e pistões hidráulicos.

Os tubos de aço com costura, por outro lado, é confeccionado da soldagem de uma chapa de metal. Assim, têm suas duas extremidades soldadas com a utilização maciça da intervenção de calor e instrumentos. Eles são mais acessíveis e muito utilizados por diversas indústrias, como automobilística, usinas de açúcar, agronegócio e outras.

O que é a galvanização?

O processo de galvanização dos tubos de aço é o ato de revestir o material com uma camada bem fina de zinco, o que aumenta ainda mais a sua resistência à corrosão. O tubo de aço galvanizado, então, oferece uma versatilidade muito grande, além do excelente custo-benefício. Dessa forma, é utilizado em diversos setores, com inúmeras aplicações diferentes.

A galvanização pode ser a quente, que consiste na galvanização total do material, sendo recomendado para a condução de fluidos e gases em geral. Já o aço galvanizado a frio é fabricado por meio do choque eletrostático, em que o zinco se fixa apenas em sua parte externa. Os tubos de aço galvanizados a frio são indicados para estruturas metálicas, como alambrados, por exemplo, nas quais não há a condução de fluidos.

Tubos de Aço Carbono | Tubos Oliveira

Tubos de aço redondos, quadrados ou retangulares?

O tubo de aço redondo é o modelo mais comum, podendo ser industriais ou de condução. Eles têm um ótimo custo-benefício e são bem resistentes, sendo soldados por um processo de resistência elétrica de alta frequência. Esses tubos podem ser aplicados em equipamentos industriais, para academias, estruturas metálicas, entre outros. Quando se fala de tubos de aço redondos para condução, eles são fabricados para suportar a condução de gases, líquidos e até materiais químicos em diferentes temperaturas.

Nas indústrias, o modelo mais presente é do tubo de aço quadrado. Esses tubos apresentam alta resistência mecânica e podem ser fabricados com ou sem costura, galvanizados ou não. Sua principal aplicação se dá em estruturas metálicas, sendo um produto bastante procurado por diversas indústrias e empresas do ramo da construção civil.

Assim como os outros modelos, os tubos de aço retangulares apresentam boa rigidez, resistência e são distribuídos em diferentes tamanhos e espessuras. Eles são muito utilizados em projetos de estruturas metálicas, como vigas e colunas. A sua forma retangular é fundamental para transformar os tubos em suportes diversos. Além disso, por conta de sua resistência e durabilidade, eles também são bastante usados em maquinários.

Onde encontrar tubo de aço de qualidade?

É essencial utilizar materiais de qualidade para garantir a segurança e resistência de qualquer projeto. Por esse motivo, é extremamente importante contar uma empresa que seja referência no segmento.

Dessa forma, conte com a Tubos Oliveira! Já são mais de 30 anos atuando com a venda de tubos de aço carbono. Trabalhando com todos os formatos, com e sem costura, galvanizados ou não, oferecemos também alguns processos de usinagem. Saiba mais e entre em contato! O atendimento é personalizado para te ajudar na realização de seu projeto.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO