MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

O que significa ASTM e quais são as principais normas de tubos aplicadas no Brasil?

Para que um tubo de aço seja confiável, é necessário que ele siga diversas normas, sejam elas internacionais, como as da ASTM e as nacionais, da ABNT. Inúmeras normas existem para garantir que os tubos sejam produzidos de maneira padronizada, assim como sejam testados para ter a sua eficácia e resistência comprovada!

Entenda mais sobre as principais normas de tubos e ASTM

Entender sobre as principais normas de tubos é muito importante para saber se está sendo enganado: todos tipos de tubos de aço precisam seguir normas e se você for comprar um tubo que não estiver nenhuma certificação, esqueça. Confira sobre as principais normas de tubos de aço e o que é ASTM:

O que significa ASTM

A ASTM (American Society for Testing and Materials) é um órgão internacional que desenvolve e publica normas de diversos produtos, sistemas e até mesmo serviços. ASTM é considerada a maior incorporadora de normas no mundo todo e tem grande importância em todos os países. Mantida por milhares de membros, esse órgão já criou mais de 12.000 normas, facilitando processos, padronizando e trazendo segurança para centenas de nichos.

Inclusive quando o assunto é tubos de aço as Normas Técnicas da ASTM são essenciais para especificar características dos tubos. Conheça algumas destas normas mais usadas no Brasil e as similares brasileiras ABNT NBR:

ASTM A 500 – equivalente NBR 8261

ASTM A500 é uma especificação emitida pela ASTM para tubos de aço estrutural. Semelhante a NBR 8261, ela exige requisitos sobre encomenda, fabricação e fornecimento de tubos de aço carbono, com e sem costura, sejam eles quadrados, redondos ou retangulares, destinados para construção soldada, rebitada ou parafusada de pontes, edifícios e para fins estruturais gerais.

ASTM A106 – equivalente NBR 6321

É a especificação padrão para tubos de aço carbono sem costura, para serviços de alta temperatura e são adequados para operações de soldagem, dobra,e flangeamento. É muito comum o uso de tubos desta Norma em refinarias, usinas em geral e fábricas de petróleo que transportam vapor em alta pressão ou líquido sob alta temperatura ou pressão. É muito importante para garantir a resistência e segurança do projeto.

Outras Normas ASTM comercializadas pela Tubos Oliveira:

  • ASTM A 178
  • ASTM A 214
  • ASTM A 179
  • ASTM A 53 ( comercializada na NBR 5590)

Conte com a Tubos Oliveira

Desde 1987 trabalhando com a distribuição de tubos de aço carbono de diversos tipos e especificações, somos referência em apresentar os melhores produtos, seguindo as certificações ASTM e ABNT. Conte conosco!

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO