MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Onde usar os tubos de aço galvanizados?

Tubos de aço galvanizados | Tubos Oliveira

As obras deste século são marcadas pela segurança, rapidez e ousadia, isso porque os profissionais dessa era estão com um aliado muito importante: os tubos de aço galvanizados. Duráveis, confiáveis, leves, sustentáveis e cheios de outras qualidades, os tubos de aço por si só já são ótimos produtos e com a proteção extra da galvanização tornam-se a peça essencial para tornar as construções mais seguras e com baixa necessidade de manutenção, por exemplo. Inclusive, os tubos de aço galvanizados podem ser usados até em empresas petrolíferas e químicas!

Afinal, o que são tubos de aço galvanizados?

Também chamados de tubos zincados, os tubos de aço galvanizados são tubos de aço que ganham uma proteção extra contra a corrosão por umidade do ar e água. O processo de galvanização é caracterizado pela aplicação de uma camada de proteção de um material anti corrosivo no metal, sendo o mais comum o zinco.

Dessa forma, os tubos estarão mais resistentes sem grandes esforços, pois o processo de galvanização é rápido e sem grande dificuldade. Existem câmaras especiais para isso e a galvanização pode ser feita de várias formas. A galvanização, assim como a produção de tubos de aço passa por rigorosos testes de segurança, garantindo assim a certeza de que o processo foi feito corretamente.

Quais os diferenciais dos tubos de aço galvanizados?

Por terem uma camada a mais de proteção e resistência, os tubos de aço galvanizado possuem alguns diferenciais que tornam esse produto tão procurado por vários nichos da construção e indústria ao redor do mundo. Para começar, só por ter a galvanização, os tubos já se tornam muito mais resistentes às corrosões por água e umidade do ar, tornando as manutenções dos tubos mais espaçadas do que o normal.

Entre as principais qualidades desse tipo de tubo de aço, pode-se citar sua grande resistência, inclusive ao fogo, excelente custo benefício (baixo custo e muitas qualidades), não oxida, durabilidade maior, higienização mais fácil, design arrojado e mais aceitos esteticamente em projetos arquitetônicos, leveza, reutilizável e sustentável, já que na produção e galvanização os impactos com o meio ambiente são mínimos.

Quais as diferenças entre tubos de aço carbono e tubos de aço galvanizados?

Os tubos de aço carbono são formados por uma liga metálica de aço e carbono, que pode ser desde 0,30 a 1%, e mesmo que chegue até só 1%, essa pequena porcentagem de carbono torna o tubo muito mais resistente, menos maleável e com uma pequena chance de corrosão, dependendo do contexto em que for utilizado. Já tubos de aço galvanizados são feitos com uma liga metálica mais robusta, pois o aço líquido recebe 10% de zinco, evitando assim a oxidação e corrosão do produto.

Os dois tipos de tubo de aço, sejam eles galvanizados ou de aço carbono são usados em diversos nichos. Porém, deve ser ressaltado que os tubos galvanizados possuem uma construção mais resistente a corrosão, seja ela qual for. Sendo assim, possuem mais longevidade, durabilidade e uma maior segurança.

 

Diferenças entre tubos de aço carbono e tubos galvanizados | Tubos Oliveira

Diferenças entre tubos de aço carbono e tubos galvanizados | Tubos Oliveira

 

Tubos de aço galvanizados podem enferrujar?

A resposta é: Não! O aço passa por um revestimento especial de zinco, que por sua vez possui uma barreira isolante e anticorrosiva. Dessa forma, a ferrugem seja ela por água, umidade, intempéries do ar e até mesmo por produtos químicos e corrosivos não ocorrerá de forma nenhuma.

Os tubos de aço quando são galvanizados possuem extrema resistência, o que lhes confere uma maior usabilidade em qualquer tipo de indústria e fábrica. Petrolíferas e empresas que utilizam materiais químicos são os setores que mais se beneficiam com a galvanização dos tubos de aço.

 

Afinal, onde os tubos de aço galvanizados devem ser usados?

Os tubos de aço galvanizados tem uso obrigatório em diversos setores da indústria e construção e os motivos você pôde ver acima. Eles esbanjam resistência, qualidade e durabilidade! Mas, quais são esses nichos do mercado que utilizam os tubos de aço galvanizados? Confira:

Usinas de álcool e açúcar

Os tubos de aço galvanizado estão mais do que preparados para conduzir grãos, líquidos e gases, se for o caso. Mesmo que esses produtos venham em grande velocidade, pressão ou agressividade, os tubos de aço galvanizados fazem seu trabalho de forma excelente. Os tubos de aço estão presentes em todo o segmento sucroalcooleiro, desde seu início até na parte final da fabricação.

A higienização dos tubos é fácil e eles são usados em 3 fases do processo principalmente: evaporação, cozimento e até mesmo destilação. Deve ser lembrado que os tubos podem ser construídos em diferentes tamanhos, grossuras, formas e diâmetros, o que permite que eles estejam presentes em fábricas inteiras.

Petroquímicas e químicas em geral

Os tubos de aço galvanizados possuem fortes propriedades anticorrosivas que fazem com que os tubos possam ser amplamente usados em qualquer tipo de indústria que trabalha com petróleo e seus derivados, produtos químicos e produtos corrosivos de qualquer natureza. Além dessa importante qualidade, os tubos possuem superfícies lisas, o que impede incrustações, facilitando assim a condução dessas substâncias e a higienização dos tubos, quando for necessárias.

Obras da prefeitura

Placas de trânsito, postes, semáforos e outros tipos de postes, sejam eles para iluminação ou notificações públicas. Os tubos de aço galvanizados são muito usados em obras da prefeitura porque são amplamente resistentes a intempéries, sejam elas naturais como a chuva, ventos e umidade, assim como depredações ou atritos, por exemplo.

Em outros tipos de obra da prefeitura os tubos de aço galvanizados também são usados, como esculturas, construções civis e placas variadas, de diferentes segmentos!

Indústria automobilística

Sim, na indústria automobilística os tubos de aço também estão presentes e não é pouco! Os tubos de aço galvanizado estão presentes desde a estrutura das fábricas, das máquinas que produzem as peças dos carros e até mesmo nas peças dos carros. A indústria automobilística é um dos melhores exemplos do uso de tubos de aço galvanizado, já que em sua totalidade esse produto surge e faz toda a diferença, conferindo segurança, resistência e qualidade, que são garantidas pelo seu amplo uso e produção de acordo com as normas vigentes.

Construção civil

A construção civil é um dos nichos que mais utiliza das qualidades dos tubos de aço galvanizados. Eles podem ser usados nas estruturas internas, e até mesmo nas estruturas externas, como também na decoração, graças a seu apelo estético e grande resistência. Um tubo de aço pode ser colocado em ambientes externos e mesmo que chova, tenha umidade no local e outras intempéries do tempo, eles não serão danificados.

Dessa forma, os tubos podem estar presentes em qualquer fase da construção, pois não sofrerão nenhum tipo de dano. Dessa forma, as construções atuais que prezam pela ousadia, resistência, design arrojado e versatilidade são grandes parceiras dos tubos de aço galvanizados.

Fabricação de brinquedos, aparelhos e móveis

Por último e não menos importante, os tubos de aço galvanizados também podem ser usados na construção de brinquedos como balanços e escorregadores, aparelhos médicos como máquinas de exames e macas e também na construção de aparelhos de academia de diversos tipos.

E não para por aí, os tubos também podem ser utilizados na construção de móveis como camas, mesas e estantes. Pode parecer raro, mas na verdade os tubos de aço estão mais do que presentes no dia a dia de muitas pessoas!

 

Tubos galvanizados | Tubos Oliveira

Tubos galvanizados | Tubos Oliveira

 

Qual a importância das normas nacionais na produção dos tubos de aço galvanizados?

Os tubos de aço galvanizado são considerados verdadeiros aliados para diversos tipos de construções, fábricas e produtos, mas se eles forem construídos de forma responsável e de acordo com as normas nacionais e padronizações consideradas no mundo todo. Se os tubos de aço galvanizados forem construídos com produtos de baixa qualidade, sem seguir as normas e até mesmo por empresas que não estão de acordo com as obrigatoriedades, eles poderão em vez de serem aliados, os vilões.

Produtos sem segurança, procedência e criados sem seguir as normas de padronização e segurança, eles não irão passar a mesma confiança, qualidade e segurança do que um produto feito seguindo todas as leis, certo? Portanto ao adquirir produtos tão importantes como este, certifique-se de que estão vindo de uma fonte confiável e de procedência real. Empresas transparentes, com selos à mostra e experiência são as mais confiáveis. Atente-se!

Os tubos de aço existem para auxiliarem processos, dar sustentação para centenas de construções, máquinas, objetos e equipamentos finos como aparelhos de academia e de hospital, não conte com produtos sem segurança, pois eles poderão sofrer corrosão, serem mais maleáveis do que o planejado e terem uma grossura inadequada para determinadas ações, por exemplo.

Conte com a Tubos Oliveira, sinônimo de confiança e qualidade!

Desde 1987, ou seja, há mais de 32 anos, a Tubos Oliveira é uma referência no país quando o assunto é distribuição de tubos de aço de diversos tipos. Trabalhando com todos os formatos, com e sem costura, também fazemos galvanização, trabalhamos com aço carbono e alguns tipos de usinagem. Saiba mais e entre em contato! O atendimento é focado na personalização e em concretizar seu projeto de forma diferenciada por uma equipe que trabalha com isso há décadas.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO