MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Por que os tubos de condução são importantes?

Tubos para condução | Tubos Oliveira

As indústrias impulsionam a economia brasileira. Para fazer isso, no entanto, elas precisam contar com estruturas de alta qualidade em maquinários e outros projetos, como, por exemplo, os tubos de aço para condução. Dessa forma, os tubos de condução são amplamente utilizados na construção civil e em indústrias dos mais diversificados segmentos. Entretanto, o seu uso vai além do setor industrial, tendo aplicabilidade também em instalações prediais e residenciais.

Quais as vantagens de usar tubos de aço para condução?

Os tubos de condução são bastante resistentes e leves, sendo estas características muito importantes para o desempenho de sua função que, como o próprio nome já indica, é garantir a condução de fluídos não corrosivos. Eles podem ser usados para conduzir materiais sólidos, pastosos, líquidos ou gasosos, tais como:

  • Água;
  • Óleos;
  • Ar comprimido;
  • Gases;

O fato de poderem ser largamente utilizados em diversas aplicações é uma de suas vantagens, assim como a capacidade que esses tubos de aço para condução têm de auxiliar na otimização dos sistemas nos quais são aplicados.

Normas de tubos de condução

Para garantir a sua eficiência na condução de substâncias e os seus benefícios, com qualidade e segurança, os tubos de aço para condução devem cumprir com os padrões e normas:

  • NBR 5580 – Classe Leve, Média e Pesada;
  • NBR 5590 – Schedule 10 a 160.

Tubos para condução | Tubos Oliveira

Como escolher o melhor tubo de aço para condução?

Para escolher o tubo de condução correto é interessante prestar atenção em algumas questões:

Qual o projeto em que os tubos serão aplicados

Cada projeto tem uma especificidade diferente e, portanto, demanda materiais diferentes em sua construção. Por esse motivo, entender às necessidades de cada projeto é fundamental para escolher corretamente o melhor tubo de condução. É extremamente importante, então, os tubos sejam escolhidos tendo como base as condições de aplicações operacionais.

Existem alguns padrões e distinções em relação a esses tubos:

Normas

A maior e principal diferença no que diz respeito às normas, é que a NBR 5580/2015 é destinada para instalações residenciais e comerciais. Por outro lado, a NBR 5590/2015 é destinada para redes de tubos de condução para instalações industriais, para usinagem e para outras aplicações mecânicas.

Cores

Para o mercado existe um padrão em relação às cores, tendo cada cor uma utilização diferente:

  • Amarelo: destinado para as redes de gás;
  • Vermelho: aplicado em redes contra incêndio;
  • Verde: usado em redes de condução de água potável;
  • Azul: aplicado em redes de ar comprimido.

Escolher uma empresa de confiança que irá fornecer os tubos de condução

É preciso estar atento à qualidade e confiança do seu fornecedor. Por isso, conte com uma empresa que entende do assunto, como a Tubos Oliveira que, desde 1987, é uma referência no segmento de distribuição de tubos de aço.

Oferecendo diversos formatos e tipos de tubos de aço, com e sem costura, a Tubos Oliveira também trabalha com galvanização e usinagem. Saiba mais e entre em contato! O atendimento é focado na personalização e em concretizar seu projeto de forma diferenciada por uma equipe que trabalha com isso há décadas.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO