MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Produção de minério de ferro aumenta, mas preços caem

Produção de minério de ferro aumenta, mas preços caem

A mineradora Vale anunciou que sua produção de finos de minério de ferro registrou aumento de 18,1% no terceiro trimestre de 2021 em comparação ao segundo trimestre deste ano, somando o total de 89,4 milhões de toneladas. 

No entanto, o preço da matéria-prima teve uma forte queda, com redução de US$ 37/tonelada métrica seca em relação ao trimestre passado. Com isso, houve impacto negativo nas receitas do período.

Aumento na produção

O aumento do volume produzido pela Vale teve influência pela melhora das condições climáticas no sistema Norte, contribuindo para um melhor desempenho de Serra Norte e S11D, com maior produção em Vargem Grande devido ao processo a seco, ao ajuste do fluxo de uma das plantas de processamento a úmido, melhor performance de Itabira devido à melhora do Run of Mine e também maior compra de terceiros.

Além disso, outro fator que contribuiu para o ótimo desempenho da companhia foi a unidade de Fábrica, que alcançou sua capacidade total de 6 milhões de toneladas por ano após a retomada do processo de beneficiamento no segundo trimestre de 2021.

Volumes de venda

Em relação aos volumes de venda, os componentes finos e pelotas de minério de ferro totalizaram 75,9 milhões de toneladas em linha com os números registrados no segundo trimestre. A companhia reduziu as vendas de produtos de minério de ferro de alta sílica devido ao nível mais baixo dos preços.

Já a produção de cobre alcançou 69,2 mil toneladas produzidas, sendo 5,7% a menos no comparativo com o segundo trimestre. Isso por conta da paralisação dos trabalhadores em Sudbury, no Canadá, que afetou a produção de cobre em 16 mil toneladas, parcialmente compensadas pelo melhor desempenho em Sossego.

Os dados da produção de níquel, por sua vez, registraram 30,2 mil toneladas, sendo uma queda de 27,2% em relação ao segundo trimestre deste ano, motivada também pela paralisação canadense.

Plano de retomada

A Vale informou que segue comprometida com o seu plano de retomar a capacidade de produção, mantendo as atividades associadas à eliminação de restrições e otimização de custos. No terceiro trimestre, por exemplo, as operações da barragem Maravilhas III no complexo de Vargem Grande foram iniciadas depois da emissão de uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.

Como uma forma de seguir o plano de retomada, a Vale iniciou também o comissionamento do segmento do TCLD (Transportador de Correias de Longa Distância), localizado próximo à barragem Vargem Grande em outubro. Ao final do comissionamento, estima-se um aumento de 6 milhões de toneladas de capacidade de produção no site Vargem Grande.

Fonte: Inda

Compre tubos de aço carbono com ótimo custo-benefício

A Tubos Oliveira é referência na distribuição de tubos de aço carbono para todas as regiões do Brasil. Nosso compromisso é atender os mais variados projetos com produtos de qualidade elevada, fabricados dentro de normas e especificações de segurança.

Com o estoque mais diversificado de tubos de aço do país, nosso atendimento personalizado e frota própria garantem a distribuição dos produtos em todo o território nacional.

Para investir em projetos de qualidade, priorize parcerias de confiança. Compre tubos de aço carbono com a Tubos Oliveira!

logo

Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.

PRODUTOS

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO