MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Quais são os tipos de tubos de aço e suas aplicações?

Quais são os tipos de tubos de aço e suas aplicações

Os tubos de aço são materiais extremamente versáteis e possuem centenas de tipos de aplicações, sendo úteis desde a construção civil até em diversos tipos de indústrias. Existem diferentes formatos, acabamentos e dimensões, usados para diferentes aplicações.

Tubos de aço: conheça seus formatos e aplicações

Conhecer um pouco mais sobre as possibilidades desse tipo de material é ideal para escolher corretamente o melhor para sua necessidade. Para se ter noção, os tubos podem ser usados na proteção de fiação caseira, em indústrias que trabalham com elevadas temperaturas. Conheça os formatos e tipos de tubos de aço e veja como ele é versátil! Confira:

Afinal, o que são tubos de aço?

Tubos de aço são produtos altamente resistentes mecanicamente, suportando grande quantidade de peso sem que sofra deformações. Além disso são leves, o que facilita o transporte e podem ser produzidos em diferentes dimensões, seja de diâmetro ou espessura, sendo os principais perfis: redondo, quadrado e retangular. Mas não se esqueça: os tubos só apresentam produtividade total se produzidos em um local ético e de confiança, que segue as normas de produtos adequadas, seja nacional ou internacional.Tubos redondos

Tubos redondos

Podendo ser industriais ou de condução, os tubos de aço são feitos a partir das normas NBR 5590, NBR 6591, NBR 8261, NBR 6591, EN 10305-3, NBR 5580, ASTM A 106, ASTM A 178, o que confere certificações e mais segurança. Os tubos de aço redondos são soldados por um processo de resistência elétrica de alta frequência, e podem ser usados em equipamentos industriais, equipamentos para academia, em estruturas metálicas, proteção de cabos e até mesmo em corrimãos. No caso de condução, os tubos são preparados para conduzir gases, líquidos e até mesmo materiais químicos em diferentes temperaturas. Um grande exemplo de seu uso na construção civil.

Tubos quadrados

Os tubos de aço quadrados são os mais presentes na indústria, estando em diversos segmentos. Eles podem ser fabricados com ou sem costura, além de ter a opção de serem galvanizados.

As normas mais comumente utilizadas no mercado são ASTM A 500, NBR 8261, que podem definir materiais com grau diferenciado onde encontramos maior resistência mecânica para aplicações que demandam maior esforço. A Norma NBR 6591 também é utilizada, com único grau de aço.

Tubos retangulares

Esses tubos são muito importantes por serem resistentes, sendo assim são muito usados no desenvolvimento de projetos em estruturas metálicas, principalmente como vigas e colunas. Essa forma retangular é essencial para transformar os tubos em suportes diversos, seja em mezaninos ou apoio para pisos também. Não só isso, os tubos de aço retangular também podem ser usados em maquinários, pois são resistentes e altamente duráveis.

As normas são as mesmas utilizadas nos tubos quadrados.

logo

Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.

PRODUTOS

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO