MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Saiba tudo sobre os tubos de aço!

v

Presentes em casas, indústrias e muitos nichos do mercado, os tubos de aço são materiais úteis e que fazem a diferença em toda a cadeia de produção. Podem ser usados para conduzir líquidos e gases, podem servir de vigas ou até mesmo como postes e para produzir brinquedos e portões, além de muitas outras utilizações. Saiba mais sobre o aço, os tubos feitos dele e porque esse material é tão importante para o cotidiano de muitas pessoas. Confira!

Afinal, o que é aço?

Algumas pessoas podem não saber, mas o aço é uma liga metálica, sendo assim possui alguns metais em sua composição, entre eles podemos citar a junção entre o carbono e o ferro, e à partir dessa liga é possível fazer outras. A grande popularidade do aço não é em vão e se dá pelo seu baixo custo de produção, sua ampla aplicabilidade, além de ser facilmente encontrado na natureza e produzido em grande escala por ser facilmente encontrado na natureza. O aço atualmente é um dos materiais mais usados na indústria mecânica, siderúrgica e na construção civil. Perceba que são grandes nichos que usam anualmente toneladas desse nobre material que confere resistência, leveza, facilidade no manuseio e instalação.

Quais as características do aço?

O aço é muito famoso e como dito anteriormente é usado nas indústrias e construções. Afinal, quais os atrativos tão importantes desse material? Antes de tudo, o aço possui uma composição de materiais que por si só são resistentes, sendo assim, o aço é uma mistura nobre de metal e carbono que junta as qualidades desses elementos, formando um produto com inúmeras qualidades.

Ao mesmo tempo em que o aço é conhecido pela sua grande força, durabilidade e grande resistência à corrosão, ele também é leve e facilmente manuseado, ou seja, pode ser soldado de acordo com as necessidades do projeto sem grandes segredos. Justamente por ter essa maleabilidade em temperaturas altíssimas, o aço pode se transformar em diversas peças, que podem ser usadas desde em equipamentos simples como balanços, até em peças extremamente precisas como em peças de automóveis e de equipamentos médicos específicos. Nos projetos elétricos o aço também é muito usado, já que sua formulação confere uma grande condutibilidade.

Tubos de aço

Dentre as grandes possibilidade do uso de aço, estão os tubos de aço. Assim como o aço, os tubos são materiais que podem ser feitos em vários formatos e atuam em diversos nichos. Os tubos de aço possuem a capacidade de suportar grandes pesos, sem perder sua estrutura ou sofrendo deformações. Os tubos de aço existem desde o início das cadeias de produção, presentes na estrutura de máquinas industriais e equipamentos agrícolas, e são usados ​​até para transportar líquidos e alguns resíduos químicos.

Podem ser utilizados também na produção de postes, automóveis, peças de máquinas, placas de trânsito, estádios, escadas e portões, se for o caso. Existem diversos modelos de tubos de aço no mercado, com ou sem costura, quadrados, redondos, retangulares, de condução, com aço preto ou até mesmo o aço carbono. Independente do tipo de tubo escolhido, todos são extremamente resistentes e podem ser usados em ambientes externos sem nenhum problema.

Tubos de aço carbono

A principal diferença entre os tubos de aço carbono em relação aos demais é seu endurecimento. O carbono é o principal elemento que endurece o tubo de aço, em conjunto com manganês, silício e fósforo, tornando o material mais resistente ainda. Na produção dos tubos de aço carbono, a quantidade de carbono pode ser separada em 0,30, 0,60 e até 1,00%. Sendo assim, quanto maior a quantidade de carbono utilizada na confecção do tubo de aço, mais duro e resistente ele será. Os tubos de aço carbono geralmente são usados para a construção civil, seja pela sua resistência, também pela facilidade em trabalhar com o material. Todas essas características é que tornam os tubos de aço carbono tão famosos e amplamente utilizados.

Tubo de aço com costura

O tubo de aço com costura ganha esse nome porque em seu processo de fabricação ele foi criado da soldagem de uma chapa da metal. Sendo assim, suas extremidades uniram-se com a utilização de instrumentos e muito calor, tendo suas pontas soldadas, o que permite que esse tipo de tubo tenha diferentes metragens, diâmetros e metragens. Esse tipo de tubo de aço está mais presente no mercado pela sua facilidade logística e de produção. É comummente usado na indústria automobilística, indústrias agrícolas, usinas açucareiras e até mesmo na indústria de móveis.

Tubos de aço sem costura

Tubos de aço sem costura

Ao passo em que os tubos de aço com costura são feitos à partir de uma chapa de metal e soldagem, os tubos de aço sem costura são feitos com cilindros que passam por um processo de superaquecimento para ficarem ocos e serem perfurados. Sendo assim, o tubo sem costura não passa pelo processo de soldagem, sendo bastante indicado para canalização em locais onde haverá pressão. Por exemplo, os tubos de aço sem costura podem ser usados em locais com pressão de óleos, vapores, água e outros fluídos canalizados em grande escala para fazer caldeiras e pistões funcionarem, por exemplo.

Tubos redondos

Os tubos redondos são soldados com resistência elétrica de alta frequência e podem ser usados ​​em equipamentos industriais, equipamentos de ginástica, estruturas metálicas, blindagens de cabos e até corrimãos. Quando usados para condução, os tubos redondos estão preparados para conduzir gases, líquidos e até produtos químicos em diferentes temperaturas. Um bom exemplo de seu uso é nos equipamentos de ar condicionado.

Tubos quadrados

Os tubos de aço quadrados possuem uma usabilidade diferente dos tubos redondos. Por causa de sua estrutura que apresenta grande resistência mecânica, os tubos quadrados são usados em quase todas as vezes na produção de estruturas metálicas, principalmente na construção civil. Já na indústria elétrica um tubo quadrado desse tipo pode ser usado em torres de transmissão, ou até mesmo envolvendo outros cabos elétricos. Já nas indústrias petrolíferas, o importante tubo quadrado pode ser usado em esteiras e plataformas, garantindo segurança.

Tubos retangulares

Os tubos retangulares não se diferem muito dos tubos quadrados. Sendo assim, esse nobre material também é muito usado para sustentar seja construções civis, como móveis também, conferindo grande durabilidade. Podem ser feitos com costura, sem costura, pretos ou até mesmo galvanizados. Eles são ideais para construções variadas, e se encaixam perfeitamente em projetos de arquitetura, já que diminuem a necessidade de pilastras em uma casa, por exemplo. Outro fator que faz com que esse material seja bem visto pelos arquitetos é sua questão estética que pode ser muito aproveitada por esses profissionais.

Tubos estruturais

Os tubos de aço estruturais são feitos à partir do aço carbono, podendo ser produzidos em diversos diâmetros e perfis, sendo os retangulares e quadrados os mais usados. São soldados eletricamente pelo modo (ERW-HF) em grande frequência. Podem ser ou não com costura e são usados em estruturas metálicas de diversos nichos. Esses tubos são feitos com padronagem internacional e nacional, sendo assim, eles seguem as normas NBR 8261, ASTM A 500, NBR 6591.

Tubos de aço galvanizados

Pesquisas ao redor do mundo confirmam que a corrosão é a principal causa que faz com que exista perda de ferro em todos os países. Para evitar isso, foi criado o processo de galvanização, um dos mais antigos e que faz toda a diferença até nos tempos atuais. Entre as formas de galvanização existentes, a galvanização de zincagem a imersão quente é a mais comum e mais bem sucedida.

A galvanização consiste na aplicação de diversas camadas de zinco nos tubos de aço, independente do seu tipo, ou seja, qualquer tubo de aço pode ser galvanizado. O zinco possui uma importante função: é um anticorrosivo que garante muito mais resistência para os tubos, que por si só já não se correm facilmente.

Norma DIN

O padrão DIN, amplamente utilizado na indústria, serve para padronizar o processo de fixação de parafusos, porcas e arruelas. Também é usado em outros equipamentos e materiais de fabricação de produtos. Existem muitos exemplos de produtos fabricados de acordo com a norma DIN: ferramentas, carros, máquinas pesadas, brinquedos, capacetes e muitos outros. Os tubos de aço entram nessa norma, já que fazem parte de diversos produtos, certo?

Como símbolo de segurança e padronização internacional, o padrão DIN tem sua origem na Alemanha, lá em 1918. Em comparação livre, pode-se dizer que o padrão DIN corresponde aos padrões brasileiros da ABNT. Se o produto não possui um padrão específico na ABNT, por exemplo, pode-se usar o padrão DIN como modelo sem problema nenhum. As normas DIN assim como a ABNT servem para confecção de produtos de qualidade, padronizados e, claro, seguros! Os tubos de aço são produtos de grande responsabilidade pois estão presentes na confecção de milhares de produtos ao redor do mundo.

Conte com a Tubos Oliveira

Desde 1987 produzindo tubos de aço em vários formatos e tipos, a Tubos Oliveira é referência no país e trabalha também com galvanização e aço carbono, sempre seguindo as normas DIN. Saiba mais sobre nós e entre em contato. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada por uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo!

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO